Sarau de Bailados
Projeto de música e dança voltado para as tradições populares, idealizado por Rosa Reis e que tem como objetivo o bailar com os ritmos de bumba boi, côco, tambor de crioula, quadrilha, maracatu, jongo, cirandas e outras manifestações da cultura popular.
Rosa Reis realiza esse show acompanhada por músicos e dançarinos que ensinam ao público as coreografias, os bailados e convida-o a entrar na roda para brincar com os ritmos e a música. O Sarau já teve como convidados o Boi da Floresta, Tambor de Leonardo, Cacuriá de Dona Teté, Seu Zé Carlos do CentroGrande, Tambor do Laborarte, etc. O sarau acontece no Casarão Laborarte durante o mês de maio e é uma preparação para o São João da ilha.

Circuladô de Encantos
Circulação do show da cantora Rosa Reis pelo Maranhão com oficinas culturais, feiras de artesanato, grupos, cantores e músicos das cidades por onde passa. O show aconteceu nas cidades de Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Morros, Axixá, Alcântara e São Luís, no ano de 2018, e nas cidades de Codó, Caxias, Santa Inês, Pindaré, Paulino Neves e Barreirinhas, em 2019. Em 2021, os grupos Dança do Lili de Caxias, Côco Alegria dos Palmares de Paulino Neves, Dança do Lelê de São Simão, Caixeiras de Pindaré Mirim, que haviam participado do Circuladô durante a passagem deste por suas cidades, vieram apresentar em São Luís com a artista Rosa Reis. Dessa forma, a troca de experiências possibilitou a divulgação, a valorização e o reconhecimento, dando visibilidade à cultura tradicional do interior do Maranhão.


Fest Una
O Festival de Férias do rio Una (FESTUNA), realizado anualmente há 13 anos, é um projeto cultural que acontece no povoado Una dos Moraes, município de Morros-MA. O evento articula e mobiliza as áreas da cultura, meio ambiente e turismo com vistas a contribuir para o desenvolvimento sustentável do município e da região do Munim, fortalecendo e difundindo a produção cultural local, dando visibilidade aos artistas e possibilitando o acesso da população aos bens culturais. Durante o festival, acontecem oficinas de dança popular, capoeira e percussão, exibição de vídeos, espetáculos teatrais, shows, serenata, limpeza do rio Una, roda de samba, ações de saúde e sociais.

DIVINAS FOLIOAS
Projeto de realização de shows com as caixeiras régias da festa do Divino Espírito Santo em São Luís e gravação de CD. No repertório, canções da festa do Divino Espírito entoadas pelas caixeiras acompanhadas por instrumentos musicais: flauta, violão e teclado. Tem como objetivo divulgar e registrar o canto das atuais caixeiras régias da festa do Divino Espírito Santo em São Luís, buscar reconhecimento e valorização das mulheres que conduzem a festa e divulgar o ritual, contribuindo para a valorização, interesse e formação de novas caixeiras; Realizado em 2015 no Teatro Alcione Nazaret e em 2016 no Teatro Arthur Azevedo.
Temporada Junina
Com um trabalho fincado nas raízes tradicionais, Rosa Reis já fez vários shows no período junino. Com figurino que simbolizam a festa e repertório musical com toadas de bumba boi, côco, quadrilha, cacuriá, lelê e canções de mestres e mestras da cultura popular e compositores da cidade, Rosa Reis entoa seu canto por vários arraiais. Gravou a coletânea “Canto pra São João”, em2016, reunindo fonogramas somente nesses ritmos que integravam seus CD ́s. Lançourecentemente,emmarço2022,um EP nas plataformas digitais com duas músicas representativas desse período: “Diamante Brasileiro”, no sotaque da baixada, de autoria de Wagno de Cassio, gravada também pelo Boi de Santa Fé, e “Boi da Saudade”, de Carlinhos Piauí. Aindaem2022, Rosa gravou, no ritmo do cacuriá, uma canção de sua autoria, chamada “Caixeira”,que será lançada junto com o clipe em junho.

